São Tomé e Principe

 

 

Síntese: São Tomé e Príncipe

Localização: África Ocidental

Capital: São Tomé

Extensão Territorial:  960 km2

Idioma: Português: Português

População Total/2012: 171.876 Habitantes

Total PIB/2301: 256 milhões US$  

Moeda: Dobra

 

 

São Tomé e Princípe, oficialmente República Democrática de São Tomé e Príncipe, é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (Ilha de São Tomé e Ilha do Príncipe) e várias ilhotas, num total de 1001 km², com cerca de 175 mil habitantes. Estado insular, não tem fronteiras terrestres, mas situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria.

 

SÃO TOMÉ E PRINCIPE *Um Paraiso por descobrir

 

 

As ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram desabitadas até 1470, quando os navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar as descobriram. Foi então, uma colónia de Portugal desde o século XV até sua independência em 12 de julho de 1975. É um dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

 

GUIA TURISMO *SÃO TOMÉ E PRINCIPE

 

Maria das Neves Ceita Batista de Sousa, foi eleita pela International News Agency como a décima oitava mulher africana mais influente do mundo.

uma mulher com uma carreira politica, social e de mãe de família. Junto da sua nação, e do panorama internacional, a sua vida e percurso de trabalho não passam despercebidos, tendo já um grande reconhecimento que ultrapassa as próprias fronteiras do seu país.

A ex-Primeira Ministra de São Tomé e Príncipe, aparece numa lista de 23 mulheres consideradas como influentes pela Internacional News Agency. Pela ordem dos nomes expostos no site da referida Agência Internacional de Notícias, Maria das Neves está na décima oitava posição. Para a ex-Primeira Ministra é um motivo de orgulho e reconhecimento.

Maria das Neves, mãe de duas filhas, é casada e formada em economia. Em 2002 foi Ministra da Economia, Pescas, Turismo, e Comércio no governo de unidade nacional liderado pelo seu partido o MLSTP/PSD. Em 2003 saltou para a Chefia do Governo de Unidade Nacional, tornando-se na primeira mulher são-tomense a ocupar o cargo de Primeira Ministra e Chefe do Governo.

Um governo que apesar de reunir todos os partidos com assento parlamentar, foi um dos mais atacados da recente história democrática do país. Para além do ataque político Maria das Neves, foi acordada na sua residência no dia 16 de Julho de 2003 por homens armados. Sentiu-se mal e teve que ser socorrida no hospital Ayres de Menezes. Tinha assim eclodido o golpe de estado de 2003.

Os tiros do golpe militar, não fizeram desistir a primeira mulher Chefe do Governo, que após a reposição da normalidade constitucional, continuou a exercer o cargo.

Maria das Neves é uma lutadora, mulher de Valores, pelas mulheres, pela cidadania e pela cooperação, uma intelectual também com um grande coração que espera ainda um dia melhor, para ver uma nação e um povo mais unido, cooperante e com foco num futuro diferente, mais promissor e transparente.

No âmbito da conferência para o Dialogo Nacional, com o apoio da Presidência da República, de Manuel Pinto da Costa em Julho de 2015, a Dra. Maria das Neves referiu o seguinte:

"É necessário que como são-tomenses todos nos reflitamos sobre a necessidade de haver mais coesão nacional, unirmos em torno dos grandes objetivos da nação. Houve a independência, não há dúvida que foi um bem que conseguimos, mas temos que construir com as nossas próprias mãos uma pátria renovada, é isso que nos falta - o país precisa descolar para atingir o desenvolvimento”.

 

GEOGRAFIA

As ilhas de São Tomé e do Príncipe ficam situadas junto à linha do Equador (atravessa o Ilhéu das Rolas) e a cerca de 300 km da costa Ocidental de África. Todo o arquipélago está inserido no rifte da linha vulcânica dos Camarões.

 

 

 OLINDA BEJA *RECITAL POESIA E MUSICA COM AMIGOS - Apresentação de Livro

 

CLIMA

São Tomé e Príncipe tem um clima do tipo equatorial, quente e húmido, com temperaturas médias anuais que variam entre os 22 °C e os 30 °C. É um país com uma multiplicidade de microclimas, definidos, principalmente, em função da pluviosidade, da temperatura e da localização. A temperatura varia em função da altitude e do relevo.

 

 MÚSICA E DANÇAS *SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE - LINDEX-FITICELO

 

 

 Do total da população de São Tomé e Príncipe, cerca de 131 mil vivem em São Tomé e seis mil no Príncipe. Todos eles descendem de vários grupos étnicos que emigraram para as ilhas desde 69.

As ilhas são uma antiga colónia portuguesa. Na década de 1970 houve dois fluxos populacionais significativos — o êxodo da maior parte dos 4.000 residentes portugueses e o influxo de várias centenas de refugiados são-tomenses vindos de Angola. Os ilhéus foram na sua maior parte absorvidos por uma cultura comum luso-africana. Quase todos pertencem às igrejas Católica Romana, Evangélica, Nazarena, Congregação Cristã ou Adventista do Sétimo Dia, que, por sua vez, mantém laços estreitos com as igrejas em Portugal.

A grande maioria do povo são-tomense fala português (95%), mas também fala três crioulos de base portuguesa diferentes.

 

SÃO TOMÉ E PRINCIPE * A PÉROLA DO EQUADOR

 

MÚSICA *MISS LADY - SÃO TOMÉ EM INGLÊS

 

São Tomé e Príncipe é um país constituído por duas ilhas principais e alguns ilhéus menores, e está administrativamente dividida em sete distritos. Em 2004, São Tomé e Príncipe contava com 139.000 habitantes.

A Ilha de São Tomé, cuja capital é a cidade de São Tomé, tem uma população estimada em 133.600 habitantes (2004) numa área de 859 km².

 

 

CELEBRAÇÃO ANIVERSÁRIO *ALDA ESPIRITO SANTO *GRANDE POETIZA SANTOMENCE - NACIONALISTA E DEFENSORA DOS DIREITOS HUMANOS

 

A Ilha do Príncipe, cuja capital é Santo António - é a ilha menor, com uma área de 142 km² e uma população estimada em 5.400 habitantes (2004). Desde 29 de Abril de 1995 que a ilha do Príncipe constitui uma região autónoma.

O ilhéu das Rolas fica a poucos metros a sul da ilha de São Tomé, e apresenta a particularidade de ser atravessado pela linha do Equador.

Apesar de estar consagrado na Constituição que os distritos devam ser governados por órgãos autárquicos eleitos, até ao momento realizaram-se poucas destas eleições em São Tomé e Príncipe, com regularidades de intervalo críticas.

 

ATRIZ PORTUGUESA RITA PEREIRA NAS ILHAS PARADISIACAS DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

 

ILHA DO PRÍNCIPE *RESERVA MUNDIAL DA BIOSFERA DA UNESCO

 

11 DE JULHO DE 2012 - A Ilha do Príncipe, em São Tomé, foi declarada Reserva da Biosfera protegida pela UNESCO. Trata-se da primeira Reserva da Biosfera deste país de África, que passou a integrar a lista global das Reservas da UNESCO numa atualização que apresenta vinte novos locais.

A ilha é a mais antiga de três ilhas vulcânicas no Golfo da Guiné, e a Reserva agora aprovada inclui a totalidade da área emersa do Príncipe, os ilhéus e as ilhas Tinhosas, que albergam “grande biodiversidade tanto em ecossistema terrestre como marinho”, para além de serem “um importante local para a reprodução de tartarugas marinhas, aves marinhas e cetáceos”, diz a UNESCO em comunicado.

Dado as principais atividades económicas da região serem a pesca, a agricultura e o turismo, a organização acrescenta que este “pode ser considerado como um modelo para promover o desenvolvimento de um eco-turismo integrado em ilhas semelhantes e pode servir de base para uma maior área de proteção marinha e terrestre”.

António José Cassandra, governador do Príncipe, acompanhou de perto a reunião da estrutura da Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO), regozijou-se com a aprovação da candidatura, considerando que ela confirma uma aposta que já estava a ser feita. 

 “Para nós, o mais importante na aprovação da nossa candidatura é o facto de esta reafirmar a nossa posição de manter no Príncipe um desenvolvimento sustentável, conservando a ilha como ela é, com a sua beleza natural”, disse António Cassandra, Governador da Ilha do Principe, à agência Lusa. O principal critério para a classificação de um local como Reserva da Biosfera pela UNESCO é o bom relacionamento entre o homem e o meio ambiente global.